A imagem tambm poder ser formada apenas pelo

Padronagem e estamparia como diferencial para Identidade de Marca

O que as marcas Farm, Havaianas, PatBo e Osklen tem em comum? Se respondeu que so marcas de moda, acertou. Se disse que so marcas genuinamente brasileiras tambm acertou. E se disse que so marcas muito relevantes no mercado e bastante valorizadas por seus consumidores acertou de novo. Mas h outro elemento em comum e que as tornam facilmente reconhecveis: seus padres de estampas.

Cada uma dessas marcas desenvolveu uma “identidade” prpria e suas estampas so elementos marcantes, quase que obrigatrios na composio de seus produtos. No por acaso essas marcas conseguiram criar uma aura em torno de suas criaes que as tornam muito mais importantes do que o item materializado que adquirimos nos pontos de venda.

Vrias marcas de produtos de Design usam estampas e padres como parte essencial de suas colees pois esses elementos agregam personalidade, exclusividade e, sobretudo,valor a seus produtos e so facilmente reconhecidos por suas caractersticas estticas e que acabam por contribuir na formao da sua identidade. Os produtos de uma marca de moda, especialmente os construdos sobre txteis, podem possuir elementos caractersticos que so percebidos muito em funo das imagens nele includas, sejam por padronagens ou estampas. E falando nesses dois replica louis vuitton elementos, cheap louis vuitton bags from china importante reforar que:

[.]nem toda imagem uma estampa, pois, ao p da letra, uma estampa algo aplicado sobre uma superfcie. Nos tecidos, por exemplo, as imagens podem ser estampadas ou criadas a partir da tecelagem de fios tingidos que, entrelaados, formaro o tecido e a imagem ao mesmo tempo. A imagem tambm poder ser formada apenas pelo entrelaamento dos fios. (MOREIRA; MONTEIRO. 2016, p.03)

Sobre os elementos visuais aplicados na forma de padres ou estampas em uma marca necessrio reiterar que esses so alguns dos primeiros itens percebidos pelas pessoas (os outros so as cores e formas), seja 1:1 replica handbags por consumidores ou no daquela marca. Entre as marcas mais facilmente reconhecidas por utilizar padres e estampas, alm das marcas brasileiras j citadas, podemos exemplificar as internacionalmente reconhecidas: Emilio Pucci, a Etro, Pierre Balmain, Mary Katrantzou e Burberry. Se der um “Google” poder conferir o investimento dessas marcas em padres e estampas identificveis com facilidade onde cada uma delas possui uma assinatura visual caracterstica.

No por acaso cada marca usa referncias culturais muito prximas para construir suas imagens e, ento, aplic las high quality replica handbags china aos seus produtos. Nesse sentido inegvel como as influncias socioculturais tornam se fator que, usadas com bons critrios, acabam por definir com preciso os motivos que sero estampados nos tecidos, assim como a incorporao de elementos visuais relacionados etnia, costumes e tradies.[.]Combinar os motivos desenhados com acessrios ou situaes sociais fazem parte da opo individual, tanto por parte dos estilistas e/ou designers txteis, como tambm dos usurios em potencial. (CHATAGNIER, 2006, P.81)

Caso voc tenha tido a curiosidade de observar no Google imagens, por exemplo as fotos dos produtos das marcas mencionadas provavelmente percebeu como cada uma delas se sustenta por diferentes culturas, da que elas aproveitam muito bem esses elementos caractersticos, pois podem possuir grande apelo esttico para produtos, de moda principalmente, e se estabelecer de forma slida no seu mercado. Esses elementos culturais hoje possuem um valor inestimvel pois, assim como a cultura Pop, Nerd ou Geek que mostraram como so ricas em referncias alm de terem amplificado sua penetrao por conta da velocidade de compartilhamento de informaes e so, hoje, propriedades intelectuais valiosas para os seus respectivos pblicos. Viraram, de nichos muito pequenos replica designer handbags , grandes fornecedoras de cones populares e que tornam se grandes fontes de inspirao e so utilizadas de acordo com a relevncia e coerncia com seu pblico.

Assim, podemos dar inmeros outros exemplos de imagens grficas que nem precisa trazer a marca descrita, afinal so “grafismos” que fazer parte inclusive de seu manual de identidade visual e so facilmente identificveis. Exemplos? Talvez o maior deles seja o xadrez da Burberry ou, brigando pelo “ttulo”, os monogramas da Louis Vuitton que servem, entre tantas outras coisas, para posicionar seus produtos e alinh los com os desejos e expectativas do potencial consumidor.

Embora a Burberry possua um padro de xadrez que sua assinatura, a marca est sempre atenta aos sinais emitidos pela sociedade e procura diversificar seus produtos sem perder sua identidade. Para tanto ela observa movimentos socioculturais que indicam padres estticos e de comportamento relevantes em seu universo para, assim, manter se alinhada high quality designer replica handbags wholesale aos anseios dos seus consumidores. Recentemente a marca usou em suas colees o seu clssico padro mas adaptando o s cores do movimento LBGTQ+. a marca usando uma de suas assinaturas mais tradicionais aliada ao cuidado em contemplar os movimentos comportamentais da atualidade.

A marca de moda Farm, sediada no Rio de Janeiro e j citada anteriormente, bastante reconhecida por possuir uma identidade muito associada ao estilo de vida carioca e, no por acaso, tem nas estampas uma de suas caractersticas mais marcantes. Cada coleo adota uma temtica nas estampas de acordo com a relevncia do tema proposto naquela estao mas todas, obrigatoriamente replica louis vuitton bags , devem manter as caractersticas visuais que tornam a Farm reconhecida, at mundialmente, que sua slida relao com o estilo de fake designer bags vida ligado natureza, descontrado, e “p na areia” da jovem carioca da Zona Sul.

Para criar padres e Designer Louis Vuitton Replica Handbags estampas necessrio muita ateno aos sinais nossa volta. Uma marca de moda deve saber observar o que relevante para o seu cliente e ir buscar informaes que estejam alinhadas a essas expectativas e com referenciais visuais relevantes do ponto de vista sociocultural e, tambm, entender replica designer handbags as tcnicas e tecnologias que proporcionem melhor qualidade visual e novas possibilidades de aplicaes, resolues, texturas. Desse modo ficam mais claras aaa replica designer handbags e coesas as possveis direes que uma marca pode tomar em relao s questes estticas adotadas. Assim a marca pode dar continuidade a sua temtica visual, mantendo uma certa expectativa em relao ao que o high quality designer replica handbags wholesale consumidor espera e, ao mesmo tempo, diferenciando detalhes como combinao, cores, texturas, tcnicas. surpreendendo o consumidor com algum elemento novo mas sem perder os elementos que o torna reconhecvel.

Por fim entendemos como as tendncias de comportamento e consumo, assim como a prpria cultura, sua economia ou tecnologias desenvolvidas e aplicadas acabam sendo importantes para o desenvolvimento de novas propostas e possibilidades no campo do Design e, no mesmo processo, criando e estabelecendo uma identidade muito prpria para sua marca.

CALDAS, Dario. Observatrio de sinais: teoria e prtica da pesquisa de tendncias. 2. ed Rio de Janeiro: SENAC Rio Fake Louis Vuitton Replica Bags , 2006;

DOMNGUEZ RIEZU, Marta; SEEMAN, Paulo Augusto Almeida. Coolhunters: caadores de tendncias de moda. So Paulo: SENAC SP, 2011;

FERREIRA JUNIOR, Achiles Batista; RIEPING, Marielle. iTrends: uma anlise de tendncias e mercados. Curitiba: Intersaberes, 2014;

MOREIRA, Daniela Brum; MONTEIRO, Gisela Costa Pinheiro. Categorias Temticas no Design de Estampas e Padronagens. 2 SIMPSIO DE PS GRADUAO EM DESIGN Fake Louis Vuitton Replica Bags DA ESDI. Rio de Janeiro, 9 a 11 de novembro de 2016.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: